Fotonovelas

domingo, fevereiro 19, 2017


Fotonovela como o nome diz é uma novela narrada através de fotografia, é uma espécie de história em quadrinhos para adultos.
As histórias são românticas, pendendo para o maniqueísmo, com personagens bem estereotipados. Os grandes atores e atrizes devem ter uma fotonovela em seu currículo, isso era muito comum.
Esse tipo de literatura surgiu na Itália e fez sucesso nos países da América Latina.
Aqui no Brasil, a primeira revista de fotonovela Encanto, surgiu na década de 50. Mas o sucesso absoluto mesmo aconteceu entre os anos 70 e 80.
Pelas bancas de todo o país, circulavam revistas como Capricho, Noturno, Grande Hotel, Ilusão, Fascinação, Carinho, Carícia e Sétimo Céu.
Algumas dessas fotonovelas eram histórias originais, mas havia também as adaptações de filmes e novelas da TV.
As fotonovelas italianas faziam sucesso aqui no Brasil também, as histórias eram traduzidas. Os atores italianos tinham aquele estilo "bonitão dos anos 70", com olhos claros e covinha no queixo. Alguns atores e atrizes se destacaram como Franco Gasparri, Katiuscia, Ornella Pacelli, Ricardo Bonacchi e etc.
Era o tipo de literatura popular, podiam ser vistas nos salões de beleza e nos pontos de ônibus, nas mãos das empregadas domésticas..
Os homens também gostavam de fotonovelas, mas essas eram pornográficas, conhecidas como "revistinhas", um termo que provocava um sorriso maroto em tinha.



























Imagens: Revista Amigas e Novelas, Biscoito Café e Novela, Mercado Livre.

Você irá gostar também

0 comentários