Biba

domingo, novembro 06, 2016


Um dos ícones da Swinging London, nos anos 60, com certeza foi a boutique Biba, que acabou se transformando em loja de departamentos nos anos 70. 
A boutique foi inaugurada em Londres, em 1964, por Barbara Hulanicki. A ideia era vender peças com qualidade de alta costura para jovens de classe média, mas a novidade acabou atraindo artistas e socialites britânicas, transformando a loja em um epicentro da moda da década de 60.
As roupas da Biba nunca eram expostas na vitrine, pois o objetivo era atrair pessoas para dentro do estabelecimento. Entre as suas vendedoras, havia a jovem Anna Wintour, que viria a ser a toda poderosa editora chefe da revista Vogue americana.
Se fossemos comparar, Biba foi como uma espécie de Studio 54 da moda.
Com o passar dos tempos a loja passou a vender artigos de alimentação, móveis e cosméticos, alguns desenvolvidos com marca própria, com elegantes frascos pretos com desenhos dourados.
Em 1974, a boutique virou uma loja de departamentos e se mudou para um prédio de sete andares, foi aí que os problemas começaram, Barbara começou a sentir dificuldade em administrar algo tão grande e as dívidas começaram a aumentar, fazendo com que ela vendesse 75% da marca para Derry & Toms.
Em 1975, depois de diversos desentendimentos com os sócios, Barbara vendeu sua parte e foi trabalhar como estilista para Fiorucci e Cacharel
Em 1976, a Biba fechou suas portas.
Houve várias tentativas em ressuscitar a marca novamente, mas todas fracassaram.
Em 2014, um grupo de administração de lojas House of Fraser, comprou os direitos da marca e convidaram Barbara para ser a consultora. 



















































Você irá gostar também

0 comentários