O 1º Shopping Center do Mundo

segunda-feira, outubro 24, 2016


Fundada em 1869, o La Samaritaine no coração de Paris, pode ser considerado o primeiro shopping center. Existe uma controvérsia, sobre essa primazia, uns dizem que foi o Le Bon Marché foi o primeiro, por ter sido fundado em 1852, mas na realidade era uma loja de departamentos que mais tarde, se transformou em shopping.
O Le Samaritaine foi com certeza, o pioneiro em adotar o sistema dos shoppings que conhecemos hoje em dia, como a praça de alimentação, fraldário, academia de ginástica e um sofisticado restaurante em um terraço com uma vista previlegiada de Paris. Possui 48 mil m² e havia também uma área para escritórios de uma área VIP, frequentado por gente da alta sociedade francesa.
O fundador Ernest Cognacq, era um homem visionário, inteligente e ambicioso, a medida que os negócios iam bem, ele ia comprando as lojas e imóveis ao redor e ia expandindo os seus negócios. Foi o primeiro a criar setor de lojas que ficavam no subsolo.
Ernest morreu em 1928, seu sobrinho Gabriel era seu sucessor e manchou a história do shopping, se aliando aos nazista na II Guerra Mundial.
A decadência do shopping começou na década de 70, com dificuldade de acompanhar a clientela, o resultado foi que começou a se esvaziar, o glamouroso centro de compra foi ficando abandonado e passou a ser mal visto, como um lugar decadente mesmo.
O que sobrou do Shopping, fechou em 2005, mas agora existe um projeto de revitalização e prevê a reinauguração do Le Samaritaine em 2018.


































Você irá gostar também

0 comentários