Batatas Pringles

sábado, julho 25, 2015


As batatas Pringles é um snack irresistível em todo o mundo, mas você conhece as origens e a história curiosa sobre esse delicioso petisco?
Para começar, as batatas Pringles não são batatas fritas naturais, elas são artificiais. Sua história começa no final dos anos 50, quando a empresa americana Procter & Gamble queria uma batata perfeita, pois os consumidores reclamavam que o salgadinho era muito gorduroso, vinha quebrado ou ficava velho dentro do saquinho plástico. 
Entra então o pesquisador Alexander Liepa que inventou uma massa composta de 42% de pó de batata desidratada, amido de trigo e farinhas de batata, milho e arroz, combinadas com óleos vegetais, um agente emulsificante, sal e o tempero.
Liepa no começo dos anos 60, melhorou o sabor da Pringles e o engenheiro Gene Wolf inventou a máquina que cortava a massa de batata e fritava, por isso as batatas são perfeitas, todas do mesmo tamanho e formato.
O engenheiro químico Frederic Bauer desenvolveu a embalagem tubular de papelão e alumínio que acondicionava perfeitamente o produto final.


O nome Pringles tem supostas 3 origens: a primeira seria que foi inspirado em Mark Pringle, o inventor do processamento de desidratação das batatas, outra origem que dois funcionários da área de publicidade da P&G teriam vivido em Pringle Drive e acharam que o nome combinava com o snack, e a última teoria, seria que a empresa escolheu aleatoriamente o nome na lista telefônica de Cincinatti e gostaram da sonoridade da palavra.
O homenzinho de bigodes do logotipo é conhecido como Julius Pringles e foi criado pelo designer Louis R. Dixon.


As batatas Pringles começaram a ser comercializadas em 1967, sendo que somente em 1975, elas foram distribuídas em todo território americano.
A US Food and Drug Administration, órgão que regulamenta gêneros alimentícios nos Estados Unidos, implicou com o produto que não poderia ser vendido como batata frita, a P&G teria sugerido a descrição na embalagem: Batatas Chips feitas com batatas desidratadas, mas a ideia não agradou, ficando apenas o Chips.

O produto fez sucesso em todo o mundo, em 2012, a marca foi vendida para a Kellogg.


Evolução das embalagens



Você irá gostar também

0 comentários